Notícias |

22/04/2022

Adesão ao Refis das MPEs é prorrogada para 31 de maio

22/04/2022

Com  decisão foi anunciada no último dia 20/04 pelo Comitê Gestor do Simples Nacional, o governo resolveu adiar o prazo de adesão ao parcelamento especial de negócios inscritos no Simples Nacional, o Refis das MPEs. A data, que acabaria no fim de abril, passou para 31 de maio.

Originalmente, o prazo para aderir ao Programa de Reescalonamento do Pagamento de Débitos no Âmbito do Simples Nacional (Relp) acabaria no fim de janeiro.

O Comitê Gestor também adiou, para 31 de maio, o prazo de regularização das dívidas que impedem as micro e pequenas empresas e os microempreendedores individuais a entrarem no Simples Nacional. A entrega da Declaração Anual do Microempreendedor Individual (DASN-Simei), que iria até o fim de maio, foi prorrogada para 30 de junho.

O Comitê Gestor do Simples informou, em nota, que o adiamento foi necessário porque o governo ainda não encontrou uma fonte para compensar a perda de arrecadação com o parcelamento especial, como determina a Lei de Responsabilidade Fiscal. Enquanto o problema não é resolvido, a Receita Federal não pode lançar o sistema que permite a adesão dos devedores.

O programa permite que as micro e pequenas empresas e os microempreendedores individuais, afetados pela pandemia de covid-19, renegociem dívidas em até 15 anos. O parcelamento prevê descontos de até 90% nas multas e nos juros de mora e de até 100% dos encargos legais. Também haverá um desconto na parcela de entrada proporcional à perda de faturamento de março a dezembro de 2020 em relação ao mesmo período de 2019. Quem foi mais afetado pagará menos

 

Compartilhar